Porquê?

PORQUÊ?

Uma horta pedagógica pode trazer imensos benefícios para uma escola, para os seus alunos e até para o planeta, saiba porquê.

As crianças estão cada vez mais desligadas da natureza, o que acarreta um grande custo para o seu desenvolvimento, saúde e até mesmo para o futuro do meio ambiente. Sobretudo nas grandes cidades, uma horta pode ser a melhor ligação ao mundo natural que uma criança pode experimentar e uma horta na escola pode assumir esse importante papel.

O contacto com a natureza é essencial para o crescimento intelectual e emocional das crianças, promovendo o aumento de retenção de conhecimento, da criatividade ao mesmo tempo que diminui a hostilidade escolar e o bullying.

Pesquisas recentes defendem que, uma educação com aulas práticas no exterior, aumenta o desempenho dos alunos contribuindo para melhores resultados. Uma horta proporciona vivências variadas de observação e análise, de comunicação e expressão, de intervenção e trabalho de campo, potenciando aprendizagens diversas no domínio cognitivo e afetivo-social e estimulando as competências de saber, saber-fazer e saber-ser.

UMA FERRAMENTA DE TRABALHO
Uma horta na escola pode servir como ferramenta de trabalho em exercícios e projetos específicos de cada disciplina. Da matemática às artes, praticamente todos os temas podem ser ensinados e transmitidos às crianças com recurso a uma horta.


LIGAÇÃO COM A NATUREZA
Uma horta ajuda a estabelecer e fomentar o respeito pelo meio ambiente, ao permitir a observação dos ciclos da natureza em primeira mão. Abordando temas como a cadeia alimentar, a agricultura biológica, como evitar pesticidas e agrotóxicos, a compostagem, ou a reciclagem, os jardineiros escolares de hoje podem tornar-se os ambientalistas de amanhã.

SAÚDE
A horta, além de proporcionar atividade física, pode promover também a melhoria dos hábitos alimentares. As crianças são mais motivadas a experimentar legumes e comer frutas se forem eles próprios a cultivar. 

IGUALDADE
Vantagens educacionais de igualdade de oportunidades. Estudantes com uma variedade de deficiências comportamentais e cognitivas tendem a responder positivamente aos programas de jardinagem.

UM LABORATÓRIO VIVO
Criar um laboratório vivo, que seja um espaço interdisciplinar de observação, experimentação, pesquisa e discussão. O contacto com a natureza é uma experiencia muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.


Compartilhar esta postagem