Plante com a Lua

Plante com a Lua

Nos tempos antigos, quando o homem ainda não inventado o relógio de pulso, a fonte mais confiável de contar o tempo era o sol, a lua e as estrelas.  Agricultores foram percebendo que diferentes plantas crescem melhor quando são plantadas durantes as diferentes fases da lua. Cada uma destas fases transmite uma influência sobre a forma como a vegetação cresce no planeta através da ascensão e queda da umidade no solo e nas plantas.

Não só o momento do plantio era importante para o agricultor, também o tempo de colheita era relevante. Se colher no tempo certo as suas colheitas elas vão durar muito mais tempo. Tem a ver com a forma como a planta armazena a água em diferentes momentos do ciclo lunar.

Os benefícios de esses métodos de plantio de acordo com o ciclo lunar estão a ser redescobertos pela civilização moderna e a ser utilizados para gerar orientações de cultivo.

Existem 3 métodos para plantar com as fases da lua. O Sinódico, o Biodinâmico e o Sideral. Alguns destes sistemas podem por vezes ser contraditórios em alguns pontos e é importante dizer que são guias de cultivo para usar e modificar, não são uma ciência exata.

 

Ciclo Sinódico
Este é um simples método de plantar de acordo com as fases da lua, dividindo o seu ciclo em quatro fases e as plantas em 4 categorias, plantas de folha, plantas de raízes, culturas com sementes dentro do fruto e culturas com sementes fora do fruto. Cada tipo de planta tem uma fase da lua onde o seu crescimento é mais favorável.

Ciclo Biodinâmico
É um método mais complexo que liga os 12 signos do Zodíaco à posição da lua. Foi um método desenvolvido por Rudolf Steiner em 1924. Além da Lua, Vénus e Saturno também desempenharam um papel importante no calendário da agricultura biodinâmica.

Ciclo sideral
Por fim, o ciclo sideral é muito semelhante ao ciclo Biodinâmico exceto que a órbita lunar em torno da Terra é usada para definir o melhor momento para semear e colher. A órbita é dividida em 12 partes iguais de 30 graus para representar a posição da lua no céu, mas pode não ser a mesma que a posição da lua atual. O ciclo sideral leva cerca de 27,3 dias para ser concluído.

 

Qual dos métodos acima descritos é melhor, cabe a você descobrir. É aconselhável usar um diário da horta e ir registrando os resultados para tirar conclusões.

 

Fontes:
Gardeners Calendar
Lunaf


Compartilhar esta postagem