KETCHUP CASEIRO

Em alternativa aos molhos industriais e cheios de conservantes, que tal aproveitar os tomates de sua horta para fazer o seu próprio ketchup?

  

 

Em uma panela grande junte cebola,alho, gengibre, pimenta fresca, talos de manjericão, sementes de coentro, cravo (cravo-da-índia) e uma boa porção de azeite. Por fim, uma pitada de sal e pimenta preta (pimenta do reino).

Deixe o lume brando durante 10 a 15 minutos, até que os legumes fiquem macios, mexendo de vez em quando. A seguir, junte os tomates e 350 ml de água fria, deixe ferver e cozinhe lentamente até que o molho reduza pela metade.

Adicione as folhas de manjericão e então misture tudo com uma varinha mágica (mixer). Use um coador/peneira para deixar o molho fino. Coloque o molho numa panela limpa e adicione o vinagre e o açúcar. Cozinhe até alcançar a consistência de ketchup e, neste ponto, corrija o tempero a gosto.

Com a ajuda de um funil esterilizado,coloque o ketchup  em garrafas esterilizadas, em seguida, selar hermeticamente e colocar num lugar fresco e escuro ou no frigorífico – deve aguentar uns seis meses.

Ingredientes: 
azeite
sal marinho
1 cebola roxa grande picada
½ bulbo de erva-doce, aparado e picado
1 talo de aipo picado
5 cm de gengibre fresco, descascado e picado
2 dentes de alho picados
½ pimenta vermelha fresca, sem sementes e picada finamente
1 punhado de manjericão fresco, folhas e talos picados
1 colher de sopa de sementes de coentro
2 cravos (cravo-da-índia)
1 colher de chá de pimenta preta (pimenta do reino) moída
1 kg de tomate
200 ml de vinagre de vinho tinto
70 g de açúcar mascavado mole


Compartilhar esta postagem