AZEITES AROMATIZADOS

 

 

 

 

 

 

Um bom uso para as ervas aromáticas são as infusões de azeite, além de frascos bonitos o azeite ganha novos sabores.

Agora que a Primavera está aí e o verão não tarda é tempo de refeições mais leves como saladas, tostas ou legumes frescos.

Para as preparar ou temperar com mais sabor, porque não substituir um azeite normal por um azeite aromatizado com ervas? Há diferentes formas de os preparar, propomos aqui uma delas, mas em todas é necessário lavar bem as ervas aromáticas que pretende utilizar e deixar secar bem (de um dia para o outro) de forma a evitar bactérias.

Amasse as ervas um pouco para que soltem mais o aroma. Aqueça o azeite (de preferência azeite extra virgem) em lume brando, sem deixar ferver, e mergulhe as ervas por 2 minutos. Desligue o fogo, tape e deixe arrefecer por duas horas. Passe o azeite por um coador ao colocar num frasco, previamente esterilizado, podendo adicionar mais ervas desidratadas, ou secas ao sol.

Conserve em local frio e escuro por no máximo três semanas. As combinações são infinitas, liberte a sua imaginação e descubra novos paladares: salsa, estragão e tomilho, hortelã e manjericão, cebolinho e endro, orégãos e tomilho.


Compartilhar esta postagem