REDE DE HORTAS EDUCATIVAS DE MÉRIDA

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mérida, Espanha, leva hortas biológicas a 14 escolas do município como forma de aproximar as crianças da natureza e da agricultura.

 

O município de Mérida, capital da Comunidade Autónoma da Estremadura Espanhola, colocou em marcha o projeto Rede de Hortas e Viveiros Educativos, com o objectivo de instalar hortas nas escolas da cidade.


Em colaboração com o Centro Especial La Encina e com o Centro Ocupacional Proserpina, a Rede promove a utilização das hortas como ferramentas de ensino e aprendizagem, privilegiando assim a aquisição de hábitos de vida saudáveis e um maior conhecimento, valorização e preservação do meio natural por parte dos alunos. Segundo Francisco Robustillo, vereador de educação do município de Mérida, o projeto pretende devolver às crianças e adolescentes a ideia de que o campo existe, de que a cidade não está assim tão isolada e que os produtos que consomem vêm do campo.

Tendo começado de forma experimental em 5 centros de educação, o projeto conta já com 14 escolas primárias e secundárias aderentes. O Município subsidia a instalação das hortas mas permite a cada escola a gestão independente da sua horta, cultivando e utilizando-a para atividades pedagógicas de acordo com os seus programas educativos.

A Noocity não só se revê neste projeto e na importância das hortas escolares, como colocou já em marcha a campanha "Uma horta na minha escola". Esta permite que as escolas adquiram hortas eficientes com um desconto especial e possibilita a angariação de fundos através do nosso site. Saiba mais sobre "Uma horta na minha escola" e entenda como funciona assistindo à nossa rúbrica no programa Sociedade Civil da RTP 2.


Compartilhar esta postagem